Abre-se mais um espaço numérico digital para a circulação de idéias provenientes de pessoas e afins dos descendentes físicos ou do pensamento que Mathias Simon (*05.05.1788 –+16.04.1866) materializou na sua migração, em 1829, para a América.
Este blog busca exercer o hábito de integridade intelectual e moral na construção de uma civilização neste continente seguindo o exemplo recebido por este patriarca e de todos para quem ele exerceu sua influência moral, ou do seu trabalho físico e intelectual. Para alcançar estes objetivos este blog funda-se na harmonia, na construção de um poder originário e na liberdade de expressão. Neste exercício abre o espaço para dar corpo às contribuições culturais positivas dos descendentes físicos ou e do pensamento do patriarca Simon.
Ao dar forma para estas contribuições culturais positivas o conhecimento recíproco e a possibilidade da circulação desta mentalidade positiva e construtiva herdada e cultivada pelas gerações. Gerações que se sucederam a partir desta migração impulsionado por um projeto de ampliação e garantia de melhores dias para os seus descendentes.
Para tornar para todos sólidos e objetivos estes melhores dias o patriarca Mathias empreendeu as mais variadas atividades produtivas, ao longo dos seus 78 anos de existência. Trabalhou para o desenvolvimento da sua família, para o progresso e a cultura da nova civilização que ele sonhava deste lado do Atlântico. Abriu espaço na era agrícola, o ampliou as atividades pré-industriais por meio do seu moinho. Encaminho os seus descendentes imediatos, ou remotos, para firmar-se numa ampla gama do mundo da prestação dos serviços nobilitantes. Estes descendentes abriram no espaço do trabalho no mundo simbólico do esporte, da cultura, do lazer e da arte, na medida em que as necessidades básicas eram satisfeitas.
A soma dos trabalhos melhorou as condições básicas, aumentou a expectativa de vida e a primeira idade foi poupada dos trabalhos corporais penosos. O mundo do lazer e da busca de bens simbólicos, necessita agora, como nunca, os que se dedicam á produção, elaboração de formas culturais novas e coerentes com o tempo atual e a sua circulação.
Este blog quer trabalhar neste espaço simbólico ao lado de muitos outros e que, no seu conjunto podem dar uma pálida idéia do significou o projeto do nosso patriarca Mathias Simon de fazer a América.
Uma família forjada no sacrifício
ResponderExcluirQuero dar meus parabéns pela iniciativa de criar este blog. Somos uma rede social imensa e ainda temos muito a caminhar para descobrir a riqueza que envolve uma família. São muito os porquês a serem respondidos e o aprofundamento das relações entre os parentes será decisivo para conseguir o objetivo. Temos grandes valores individuais que necessitam serem descobertos pelos demais parentes e conhecidos por toda a comunidade dos Simon. Temos traços indeléveis de valores e do caráter que imprimiu o nosso patricarca alemão Mathias Simon com sua esposa Catharina. As gerações passam, mas há um traço marcante que perpassa os séculos e anos. Os descendentes de Mathias povoaram primeiramente localidades vizinhas a Capela do Rosário, começando por Feliz e Harmonia. Depois se espalharam pelas colônias denominadas de novas, na região do Planalto Médio e das Missões do RS. Dali, partiram para o povoamento de Santa Catarina sendo alguns pioneiros de comunidades como Itá e Pinhalzinho.Deppis chegou a vez do Paraná e Mato Grosso. Outro contingente se deslocou para a Argentina em 1920 e no Paraguai em 1969. Hoje formamos uma comunidade de parentes que estão atuando nas suas respectivas comunidades. Isto precisa ser divulgado, conhecido e reconhecido, para sentirmos a força de uma família, moldada sobre a forja de um Mathias Simon que depois de lutar nas guerras napoleônicas, escolhe o Brasil para ser sua nova pátria e de todos os seus filhos.
Este blog é uma cesta que vai acolher todas as opiniões de Simon, de acordo com sua cultura e experiência. Todas os depoimentos serão bem recebidos. Portanto, vamos acolhê-lo com carinho de quem o criou