SENTIDO do NOME MATHIAS
Fig 01 – O APÓSTOLO MATIAS num ICONE MODERNIZADO
O nome Mathias, tantas vezes repetido na genealogia dos Simon, possui uma possível explicação na cultura da região geográfica de origem do patriarca desta família no Brasil. Uma das explicações é que Mathias Simon nasceu na Diocese de Trier na Alemanha no dia 05 de maio de 1788. A cidade de Trier venera as relíquias da São Matias cuja comemoração litúrgica ocorre no dia 14 de maio. Uma das explicações plausíveis é que os pais o batizaram no 14 de maio dia da festa de São Mathias. Em muitas culturas a data do dia onomástico é mais festejado do que o dia do nascimento físico de uma pessoa. Contudo ainda não temos o registro de batismo de Mathias Simon que poderia confirmar esta especulação.
Fig 02 – SÃO MATIAS em ESTÁTUA de ESCULTOR CONTEMPORÂNEO
Segundo a lenda, Santa Helena, a mãe do Constantino Magno, teria levado para Roma os restos mortais de São Matias e entregue uma relíquia deste santo para a cidade de Trier (Treveris) Trier .
Fig 03 –TRIER: MOSTEIRO SÃO MATIAS Beneditino
O Apostolo Matias.
Um dos primeiros Atos dos Apóstolos foi completar o número de 12 com a finalidade de substituir o lugar do traidor Judas Escariotes. Eles escolheram Matias entre os 72 discípulos diretos de Cristo. Este fato está documentado no 1º capítulo dos Atos dos Apóstolos, versículos 15 até 26. A partir deste registro há diversas versões da vida deste apóstolo. Existem, inclusive, diversas versões de um Evangelho atribuído ao Apóstolo Matias.
Fig 04 – CIDADE de TRIER - PRAÇA do MERCADO
A cidade de Trier e a diocese romana e a cristã.
Após a conquista da Gália, Trier era um dos pontos extremos do Império Romano. Situada no lado de cá (para a América) do Rio Reno que formava a fronteira deste vasto Império. Além do lado militar, a cidade recebeu os mais diversificados equipamentos públicos e particulares que uma cidade romana importante ostentava. No caso da fronteira era uma espécie de propaganda do império para atrair, pelo luxo e comodidades, os chefes bárbaros e mostra-lhes o que Roma podia oferecer além de guerras.
Fig 05 – HERMESKEIL - IGREJA ATUAL
Antes da era cristã esta região formava uma diocese romana. Com Constantino, convertido o cristianismo foi oficializado como religião Estado, as chefias destas dioceses foram entregues aos bispos cristãos. Assim Trier foi a primeira diocese cristã dos povos de fala germânica.
Há versões que o próprio Constantino teria visitado esta cidade. A mãe deste imperador, Santa Helena, teria enviada uma parte das relíquias de São Matias para Trier que ela havia recuperado nas suas pesquisas e intervenções em Jerusalém
.
Fig 06 –TRIER: Igreja do Mosteiro Beneditino de SÃO MATIAS
Hermeskeil e a diocese de Trier
Até o presente a cidade de Hermeskeil pertence à diocese de Trier. Como tal Hermeskeil também pertenceu a administração francesa entre 1894 e 1814. Nesta época Mathias freqüentou a escola e serviu no exército. Assim a formação de Mathias, como os seus primeiros serviços públicos, ocorreram sob esta administração que era herdeira direta da Revolução Francesa e do seu Primeiro Império.
Fig 07 – HERMESKEIL PLACA da ENTRADA ATUAL
As mudanças que esta Revolução introduziu na cultura e na percepção da contemporaneidade deixaram as marcas na região. Assim não é ocasional esta autonomia que Trier goza no âmbito da formação da atual Alemanha e mesmo nos dias atuais ainda ostenta como identidade regional própria no distrito de Trier-Saarburg
FONTES
Apóstolo Matias
Abadia Beneditina de SÃO MATIAS
http://www.abteistmatthias.de/ +- http://www.katholisch.de/26944.html + http://www.st-matthias-stiftung.de/
A cidade de Trier
Diocese de Trier
Hermeskeil
Nenhum comentário:
Postar um comentário